LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

13 de maio de 2022

Qual a chapa ideal para fazer peneira para moinho?

As chapas de aço são peças versáteis na indústria, podendo trabalhar em vários setores e muitas finalidades. Ela, por exemplo, está na fabricação da peneira para moinho, equipamento importante em segmentos agrícolas e industriais.

A peneira separa a matéria-prima da sujeira ou de outros elementos que não serão usados para fazer determinado produto. Nesse sentido, por causa do seu valor, ela precisa ser feita com material de qualidade. 

Quer saber qual a chapa ideal para fazer a peneira de moinho? Continue a leitura! 

O que é peneira de moinho?

A peneira de moinho tem sua função, principalmente, no setor agropecuário. Seja na colheita ou no processo industrial, a peneira ajuda na seleção dos grãos e, depois, na moagem. Entretanto, também pode servir em fábricas, como farmacêuticas, cervejarias, químicas e muito mais. 

Além de agilizar o processo, a peneira de moinho também tem outra finalidade essencial. Para evitar possíveis contaminações do ambiente, as indústrias são cada vez mais automatizadas. Assim, até mesmo selecionar a matéria-prima passa a ser mecanizada, pela peneira. 

Para a peneira ser eficiente, a chapa perfurada de aço precisa ser de qualidade e, se for para o ramo alimentício, ter tratamentos específicos. Ela também ajuda a testar a granulação dos grãos, principalmente para empresas que precisam qualificar o produto. Nesse sentido, os furos da chapa devem ter o diâmetro desejado da granulação. 

Qual chapa ideal para fazer peneira para moinho?

A peneira de moinho pode ser feita de diferentes tipos de metal. Entretanto, os mais usados na metalurgia são o aço carbono ou o aço inox. Eles são os escolhidos pela resistência e o menor risco de ferrugem.  Como resultado, a troca da peneira acaba sendo menor. 

Além disso, quando for comprar uma peneira para moinho, é importante se atentar a outras características, como o tipo de furo e o tamanho dele. Nesse sentido, o cliente deve fazer a encomenda nas medidas que deseja.

Entretanto, os tipos de furos mais comuns são os redondos, quadrados ou até mesmo a oblongo. Agora, é preciso realmente observar a espessura do furo para a finalidade da peneira. A espessura pode começar com 0.3 mm e chegar até a 1,5 mm, isso no que é feito no mercado. Escolher uma peneira com furos redondos e um diâmetro muito largo, não terá muita serventia para peneirar grãos, como milho ou soja.

Quais os tipos de moinho?

A escolha da chapa perfurada depende também para qual moinho será utilizada. No mercado, existem vários tipos, como:

  • bolas;
  • seixos;
  • agitação;
  • moído;
  • laminado, 
  • floculado;
  • de facas.

Só para se ter uma ideia da versatilidade dos moinhos e suas peneiras, os três primeiros são ideias na mineração, enquanto os outros três na moagem de grãos na agricultura. Por fim, o moinho de facas serve em análises ambientais, indústrias, onde a amostra é reduzida para se obter uma análise melhor. 

Chapa para peneira de moinho é na Metaltec!

Em resumo, ao comprar uma peneira para moinho é importante se atentar ao tipo de furo, o tamanho dele e qual metal será. Por isso, é super importante escolher uma metalúrgica que tenha reputação e trabalhe com metais de boa procedência.

A Metaltec trabalha com chapas perfuradas há mais de 30 anos, oferecendo qualidade, entrega rápida e segurança para seus clientes. Atendemos indústrias e outros setores em todos os cantos do Brasil. Então, se você busca por chapas perfuradas ou peneiras, entre em contato com a nossa equipe!

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram