LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

12 de novembro de 2021

Aço carbono ou alumínio: saiba escolher a chapa perfurada certa para seu negócio

Ter um bom resultado no seu projeto passa pela escolha dos materiais que serão usados. Isso serve para qualquer área, desde a culinária até a construção. Por isso, no mundo da metalurgia não é diferente e muitos tem a seguinte dúvida: qual o melhor material, aço carbono ou alumínio?

Estes metais são usados na fabricação de várias chapas, como a perfurada ou a expandida, e têm características um pouco diferentes entre elas. Por isso, não existe um melhor do que o outro. O que existe é o mais adequado!

Por isso, neste post vamos te mostrar qual material escolher para o seu projeto! 

Metaltec 265

Conheça a diferença entre aço carbono e alumínio

Antes de falar como o aço carbono ou alumínio podem ser utilizados em seu projeto, vamos entender, primeiro, qual a diferença entre eles. Com isso, você irá compreender a relação do material com a sua necessidade.

O que é aço carbono? 

O aço é uma liga que mistura ferro e carbono em sua essência. Nesta composição, o carbono costuma ser de 0,008% a 2,11% do peso total. A quantidade de carbono divide o aço em baixo, médio e alto carbono. 

Quanto menos carbono tem a peça, menor será a resistência. Por isso, este aço difere do aço inox, que recebe outros metais na liga. O aço carbono é muito usado na indústria e na construção civil para várias finalidades. 

O que é alumínio? 

Já o alumínio é um metal mais nobre, puro, e com resistência natural contra a oxidação se comparado ao aço. Este metal vem do minério bauxita, que quando trabalhado resulta no alumínio. Além disso, ele é um metal mais leve e, digamos, mais macio e fácil de trabalhar do que o aço.

Onde são usados os metais?

O aço carbono é muito usado na indústria e na construção civil, para montagens de estruturas rápidas e seguras. Por exemplo, para dar suporte em vigas de concreto.

Entretanto, em relação à chapa perfurada, as de aço são boas para proteção de áreas de maquinário, como motor, processos de peneiragem em usinas, projetos de mineração e na construção civil - em fachadas ou guarda-corpos.

Por fim, já as chapas perfuradas de alumínio também podem ser usadas na agroindústria para peneirar grãos, no maquinário da indústria farmacêutica e alimentícia, e em projetos de filtragem. Ela também é usada em projetos arquitetônicos, como objeto decorativo ou em divisória de ambientes.  

Vantagens e desvantagens do aço carbono e alumínio

Como tudo na vida, os dois metais têm as suas vantagens e desvantagens. Portanto, é importante avaliar qual será o real uso da chapa perfurada no seu projeto para ele ter segurança e alcance o resultado desejado. 

O aço carbono tem uma resistência maior que o alumínio – uma resistência mecânica. Isso quer dizer que o aço carbono aguenta mais peso. Por outro lado, o alumínio tem uma resistência maior quando o assunto é corrosão. 

Além disso, uma vantagem do alumínio é o peso, muito mais leve do que o aço carbono. Isso facilita na hora do transporte, na montagem e na possível estrutura que irá receber a chapa. 

Chapa perfurada: Saiba escolher o melhor material para seu projeto!

Você conferiu neste texto que o aço carbono é mais resistente e pesado que o alumínio, que por sua vez, é leve e tem alta versatilidade. Isso irá depender do seu projeto, mas a qualidade do metal tem de ser sempre a melhor possível.

A Metaltec tem quase 40 anos de história na produção de chapas perfuradas e expandidas com qualidade, utilizando a melhor matéria-prima para o seu projeto. Portanto, se você busca chapa em aço ou alumínio, entre em contato conosco entre em contato conosco!

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram