LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

5 de novembro de 2021

Chapa expandida: afinal, o que é e quais as suas vantagens?

A chapa expandida vem ganhando mercado devido a sua versatilidade, desde para repartições na construção civil como também para pisos superiores em indústrias. Mas não para por aí, a ela também pode ser usada de várias outras maneiras. 

Entretanto, as vantagens de se usar as chapas expandidas em seu projeto vão muito além da sua versatilidade. Ela pode ser bem melhor do que outros tipos de chapa, tanto na funcionalidade como no custo/benefício. 

Então, confira neste post o que é a chapa expandida e quais as suas vantagens!

O que é chapa expandida?

Primeiramente, vale ressaltar que a chapa expandida difere da perfurada. Ambas têm uma maneira de fabricação bem diferente. Na expandida, ela é colocada em uma máquina que faz cortes, como se fossem ranhuras na peça.

Depois disso, a chapa é esticada, formando os furos que podem ter o formato de um losango. Ela lembra um pouco uma tela de arame, mas bem mais firme e resistente.  

Este tipo de corte gera menor desperdício, afinal a peça pode ser inteiramente aproveitada. Na chapa perfurada, por exemplo, durante o processa há uma certa perca do metal devido aos furos.

Aliás, as chapas expandidas podem ser feitas de aço inox, aço carbono ou alumínio – dependendo do projeto e de sua função. 

Se for para ser algo mais resistente, como piso de indústrias ou degrau de escadas, é melhor a de aço. Já para ambientes internos, como decoração, pode ser a de alumínio.

Quais as vantagens da chapa expandida?

As variações do tamanho das fissuras na chapa expandida e o material usado fazem com que ela tenha várias vantagens em diversos projetos. Ela pode ser usada desde a proteção de máquinas industriais até em guarda-corpo e grades.

Confira abaixo algumas das principais vantagens de se usar a chapa expandida em seu projeto:

Maior segurança

A chapa é mais resistente, o que garante maior segurança para as grades de proteção, por exemplo. Ela também pode ser antiderrapante, importante para o piso de fábricas e usinas. 

Maior versatilidade

A chapa pode ter cortes específicos e usada em diferentes situações. O fato de ser feita em vários materiais também colabora para essa versatilidade. 

Custo/Benefício

Como o processo de fabricação gera menor desperdício de material, ela tende de ser mais barata do que outras chapas. Além da durabilidade, que traz uma boa relação custo/benefício. 

Baixo custo de manutenção

Por serem extremamente duráveis – galvanizadas – a manutenção é praticamente inexistente ou muito baixa.

Estes são os principais benefícios da chapa expandida, mas existem muitos outros. O importante é entender a necessidade dela dentro do seu projeto e escolher a melhor opção. 

Como comprar chapa expandida com segurança?

Além de entender a necessidade da chapa expandida para a sua obra, é necessário se atentar com a qualidade do produto. Isso é fundamental para que o resultado saia como o esperado.

Por isso, sempre verifique a certificação do aço e se tudo segue os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Metaltec tem tradição de trabalhar há quase 40 anos na produção metalúrgica. 

Tudo é controlado por profissionais renomados e com vasta experiência, garantindo um material de qualidade. Se você busca por chapa expandida, fale com nossos consultores!

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram