LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

25 de fevereiro de 2022

Chapa de aço carbono enferruja?

O aço carbono é um dos metais mais utilizados na indústria devido as várias características que possui, dentre elas a resistência. Porém, uma dúvida sempre aparece: será que o aço carbono enferruja?

Esta liga de metal é usada na indústria, construção civil, arquitetura e no agronegócio, portanto tem seu valor. Aliás, com a retomada da economia, o Instituto do Aço Brasil acredita que a produção crescerá 2%. 

Confira a leitura deste post e descubra todas as respostas sobre o aço carbono!

Aço carbono enferruja?

Assim como vários outros tipos de ligas metálicas, o aço carbono pode enferrujar. Na verdade, todos os metais sofrem com esta deterioração, até mesmo alguns tipos de aços inoxidáveis. A questão é quanto tempo o material resiste a este processo. 

O aço carbono, muito usado em chapas perfuradas e expandidas, é feito de uma liga metálica com ferro e carbono. A quantidade destes dois elementos na fórmula ainda cria três categorias.

Quer saber quais são essas categorias? Confira em nosso post exclusivo sobre aço carbono!

O que é ferrugem?

A ferrugem é um dos processos de decomposição do aço, mas até chegar a este ponto ele passa por outras duas etapas. Neste caso, primeiramente vem a oxidação, depois a corrosão, e, por fim, a ferrugem.

Muitos metais podem sofrer os efeitos da oxidação – uns mais do que outros. Agora, se a liga metálica tiver ferro em sua composição, com o tempo ela irá corroer e enferrujar. 

Na etapa da ferrugem, o metal solta o hidróxido de ferro, sendo aquela cor avermelhada que encontramos na peça. Nesta fase, não é mais possível salvar o aço, por exemplo. 

O aço inox, comparado com o carbono, é mais resistente à ferrugem, pois também é composto por cromo, que protege a liga contra a oxidação por mais tempo. 

Como proteger o aço carbono?

Uma das maneiras de prolongar a vida útil do aço carbono é passá-lo por um tratamento chamado de galvanização. Este processo cria uma proteção contra a corrosão do aço carbono.

A galvanização coloca uma camada de zinco na chapa de aço carbono, este elemento não enferruja, por isso protege a chapa de aço, tubos e outros materiais em contato com água e ar. 

Como comprar aço de qualidade?

O aço carbono pode até enferruja mais facilmente que outros, porém é bem mais resistente à tração mecânica, por exemplo. Portanto, antes de escolher o material para o seu projeto, analise a sua aplicação e utilidade.

Feito isto, faça seu pedido com empresas de tradição e boa reputação, como a Metaltec, que está há quase 40 anos no mercado. Se você precisar de chapa de aço carbono, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram