LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

18 de fevereiro de 2022

Chapa de aço inox enferruja com o tempo?

A palavra inoxidável nos remete a algo que não oxida, ou seja, que resiste à ação do tempo. Atualmente, existem diversos materiais que cumprem muito bem essa função, em durar vários anos, como a chapa de aço inox. Mas uma dúvida pode surgir, afinal, o aço inox enferruja?

Esta pergunta é importante, mas tem uma série de fatores que devem ser analisados antes. Uma delas é qual a exposição do aço ao tempo ou se ele terá contato com substâncias químicas. Tudo isso muda o aspecto deste metal tão importante para a economia.

Quer saber se o aço inox enferruja? Confira a resposta neste post!

O aço inox enferruja?

De certa forma, o aço inox, assim como o próprio aço comum, pode enferrujar. Mas a maneira que ele é elaborado o torna muito, mas MUITO resistente à oxidação, sendo até chamado de aço inoxidável.

O aço pode oxidar quando está em contato direto e contínuo com a água ou algo mais agressivo, como ácido. Porém, é bem mais difícil o aço inox enferrujar, devido a sua composição o tornar mais resistente, comparado com o ferro ou o aço carbono. 

E o que é a ferrugem?

Estamos falando da ferrugem, porém este é o último processo da deterioração do metal. Tudo começa com a oxidação, passando pela corrosão, e, por fim, à ferrugem.

Por isso, se o aço é resistente à oxidação, dificilmente chegará ao processo de ferrugem, como é o caso do aço inox. 

ferrugem

Afinal, o que é aço inox?

O aço inox é feito pela fusão de vários elementos, como o ferro e carbono, além do níquel ou cromo. Eles apresentam, na maioria das vezes, 10% de cromo e uma porção pequena de carbono, em média 1%.

Estes dois elementos — níquel e cromo — têm grande resistência à corrosão, protegendo por mais tempo o aço. Enquanto isso, o aço carbono, feito apenas de ferro e carbono, têm uma oxidação mais rápida.

Por isso, muitos materiais que precisam durar bastante são elaborados de aço inox. Quer ver um exemplo? As moedas duram décadas devido ao metal usado em sua formulação – o metal inoxidável. 

Onde se usa o aço inox?

O aço inox serve para uma infinidade de lugares. A chapa de aço inoxidável é uma peça coringa na indústria e construção civil, podendo ser usado em:

  • Fachadas de prédios;
  • Indústria hospitalar;
  • Filtragem;
  • Fabricação de veículos;
  • Eletrodomésticos.

A ferrugem no aço inox, em muitos casos, não tem a ver com a qualidade, porém ao uso inadequado. Então, a manutenção correta é primordial para prolongar a vida útil.

Como comprar chapa de aço inox?

Você viu como o aço inox é vital para a economia, sendo usado em vários setores. Além disso, é mito que ele não enferruja, porém, é infinitamente mais resistente do que os demais. 

Por fim, se você está buscando por chapas de aço inox, que tal falar conosco? A Metaltec trabalha há quase 40 anos na fabricação de chapas de aço perfuradas e expandidas. Quer saber mais, entre em contato com nossos consultores! 

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram