LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

1 de abril de 2022

Qual a diferença entre o aço e ferro fundido?

Eles até parecem ser a mesma coisa, mas há sim, uma grande diferença entre o aço e ferro fundido. Afinal, cada um possui suas características, sendo usados em vários setores, como indústria, construção civil e agronegócio. 

Para quem não conhece o assunto, pode até pensar que ferro e aço são sinônimos, entretanto, na metalurgia eles são diferentes. 

Dito isto, quer conhecer melhor estas diferenças entre os metais, tanto na sua composição, como na sua utilidade? Confira a leitura deste post!

O que é aço?

O aço é uma liga metálica formada por dois elementos básicos: o ferro e o carbono. Dentro desta categoria, ainda existem alguns outros tipos, como o de baixo, médio ou alto carbono. O que diferencia é a quantidade utilizado na fórmula! 

Quer saber mais sobre o que é aço? Leia nosso post exclusivo e completo sobre o aço carbono!

O que é ferro?

O ferro é um metal extraído da terra — aliás, é um elemento na tabela periódica, com o símbolo “Fe”. É um dos metais mais utilizados no mundo, inclusive, para fabricar o aço, que se torna a principal liga metálica. 

Quer saber mais sobre o que é ferro? Leia nosso post exclusivo e completo sobre o ferro!

Qual a diferença entre aço e ferro fundido?

Agora que conhecemos, separadamente, o que é cada um dos metais, fica fácil entender a diferença entre aço e ferro fundido. Em primeiro lugar, o ferro é um dos elementos que formam o aço. Em segundo lugar, eles podem até ser semelhantes, mas tem características próprias, como as que listamos abaixo:  

1 - Resistência à corrosão

O aço se torna mais resistente à corrosão do que o ferro, primeiramente, por causa do carbono. Quanto mais ferro na fórmula, maior chance de produto final oxidar. 

Além disso, alguns outros “tipos de aços” são ainda mais resistentes, como o aços-liga e aço inox. 

2 - Ductibilidade

Esta qualidade se refere ao fato de o material sofrer alguma deformação sem quebrar, podendo ser moldado. Neste sentido, o ferro fundido é mais difícil de ser trabalhado, como a forja, laminação e afins. 

Por isso, o ferro e o aço acabam sendo usados em situações distintas, por exemplo, na construção civil. Nesta área, o aço é destinado à estrutura da construção, enquanto o ferro fundido serve muito bem para tampas de bueiro e maquinários. 

Onde comprar aço e ferro fundido?

Agora que você conferiu a diferença entre aço e ferro fundido, chegou o momento de encomendar a sua chapa perfurada ou expandida. O importante, antes de realizar a sua compra, é analisar a função no seu projeto, além da qualidade do produto.

A Metaltec transforma há quase 40 anos o aço e o ferro fundido em chapas com vários furos, formatos e espessuras. Por isso, não perca tempo e entre em contato com nossa equipe! 

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram