LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

25 de janeiro de 2022

Saiba tudo sobre o que é aço inox

Quando falamos que algo é inoxidável queremos dizer que o produto não se desgasta com qualquer coisa e não sofre com a ação do tempo. Essa qualidade dada vem, na verdade, de um tipo de material revolucionário: o aço inox.

Aliás, este é um dos principais atributos deste material. Por isso, ele se torna muito versátil para a fabricação de vários produtos, como as chapas de aço perfuradas ou expandidas. 

Agora, se você quer conhecer a fundo o poder do aço inoxidável e as suas principais utilidades, continue lendo esse post.

O que é aço inox?

Primeiramente, é importante saber o que é o aço em si para depois entender o porquê o aço inox é diferente. O aço convencional — chamado de carbono — é uma liga metálica feita de ferro e carbono, entretanto, a porcentagem de cada metal diferencia o produto.

No aço comum, a porcentagem de carbono pode variar até 2%, em média. Já o ferro fundido, por exemplo, tem um teor de carbono acima desta porcentagem. Vale lembrar que o aço carbono é menos resistente à ação do tempo, por isso, oxida. Mas e o aço inoxidável?

Agora, quando ele é inoxidável quer dizer que, além do ferro e carbono, a liga metálica também recebeu uma porcentagem de cromo ou até de outros elementos, como o níquel e manganês. Esses metais são bem mais resistentes à oxidação do que o ferro e o carbono. 

E por falar em qualidade e resistência, por causa da quantidade dos elementos citados acima o aço vem com uma numeração no nome, como o Aço 304, Aço 430 ou Aço 316L, cada um especificando a porcentagem de cada metal na liga.  

O aço inox é diferente do aço galvanizado, que também tem uma proteção maior contra a oxidação, mas é feito de maneira totalmente diferente. 

Large steel factory warehouse Free Photo

Mas o que é oxidação?

Estamos falando aqui de oxidação, entretanto é bom entender que este processo faz parte de toda a deterioração do aço, assim como a ferrugem ou a corrosão. Então, confira a diferença entre os três:

Oxidação

Das três etapas, ela é o início da degradação do metal, por isso, quando uma chapa de aço começa a oxidar, é preciso agir e tratar para que não corroa e enferruje. Isso ocorre porque a superfície do metal está desprotegida e exposta a ações externas, como chuva, ar, maresia, calor e combustão. 

Corrosão

Quando o aço não recebe o tratamento na oxidação, começa a corrosão. A estrutura, por exemplo, de uma chapa começa a mudar, assim como a coloração dela. Com este processo, toda a parte interna do aço fica ainda mais exposta. 

Ferrugem

Este é o último processo de toda a cadeia de deterioração do aço. A ferrugem compromete a estrutura e toda a resistência do metal — ainda mais se for o aço carbono ou ferro fundido — e dependendo do tamanho da ferrugem, é praticamente impossível recuperar a peça. 

Para que é usado o aço inox?

Bom, como vimos este tipo de material é mais resistente à oxidação. Por isso, o inox se torna versátil para várias funcionalidades e aplicabilidades, principalmente para fazer chapas perfuradas ou expandidas. No geral, o aço inox pode ser usado em:

- Utensílios domésticos (talhares e panelas);

- Pias e lavatórios;

- Automóveis;

- Indústria;

- Agronegócio;

- Construção civil;

Arquitetura.

Viu como o aço inoxidável pode ir do campo até a sua casa, está presente em quase tudo. Ele é importante para muitos setores, por isso que, com a retomada da economia pós pandemia, a produção do aço no Brasil deve voltar a crescer, segundo o Instituto Aço Brasil. 

Este tipo de material tem muitas vantagens, como ser ecologicamente mais sustentável por ser reciclável, tem uma estética mais bonita, fácil de limpar, resistente ao fogo, dentre muitas outras. Aliás, você sabia que existe até um sabonete de aço inoxidável? Ele é bom para tirar o mau cheiro das mãos. 

Como o aço inox vira chapas?

O aço sai da siderúrgica e chega para ser transformado em vários produtos na metalúrgica, sendo a chapa um dos principais destinos. Existem vários tipos de processos para perfurá-las, como o corte a laser, jato d’água ou punção. 

A espessura da chapa, assim como formato das perfurações, é definida de acordo com a finalidade dela. No mercado, existem vários tipos de chapas de aço inox, como:

Chapas perfuradas

São feitas de vários materiais, além do aço inoxidável, perfuradas com furos redondos, quadrados, oblongos ou ornamentais. Cada uma destas perfurações tem uma finalidade, por isso, as chapas perfuradas podem ser usadas em:

- Separação de grãos (agricultura);

- Separação de minério (mineração);

- Filtragem

- Proteção de motor e ventilação;

- Esteiras na indústria;

- Chão de fábricas e usinas;

- Painéis para construção civil e arquitetura.

Chapas expandidas

as chapas expandidas passam por um processo para serem vazadas e esticadas, aumentando em muito seu tamanho original. Isso sem perder a durabilidade e a resistência da peça. Ela pode ser usada em lugares como:

- Passarelas em fábricas;

- Grades;

- Escadas;

- Parapeitos;

- Painéis;

- Armários;

- Divisórias de ambientes;

Onde comprar chapa de aço inox?

Antes de mais nada, ao comprar um produto de aço inox é preciso conhecer a metalúrgica e conferir se ela possui os certificados que atestem que o aço é de boa qualidade, como, por exemplo, a porcentagem correta da liga metálica. 

A Metaltec atua há quase 40 anos investindo na produção de chapas e utensílios domésticos feitos de aço inoxidável, priorizando sempre a qualidade da matéria-prima. Se você busca chapas de qualidade para o seu projeto, entre em contato com a nossa equipe.

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram