LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

25 de janeiro de 2022

O que é e para que serve o aço-liga?

O aço é um produto utilizado de várias maneiras em setores como a agricultura, indústria, construção civil e por aí vai. E essa versatilidade tem muito a ver com a sua composição, como é o caso do aço-liga. 

Assim como existem no mercado o aço galvanizado e o inox, este tipo de metal que vamos abordar neste post é composto de maneiras diferentes e com características diferentes, como maior resistência mecânica, anticorrosão e até elasticidade.

Quer saber mais sobre o aço-liga, as suas variações, benefícios e onde pode ser usado? Continue a leitura para saber tudo! 

O que significa aço-liga?

A princípio, o aço é uma liga metálica, formada por ferro e carbono. Entretanto, o aço-liga, ou como muitos conhecem no mercado como aço especial, é quando ocorre a adição de mais um elemento na composição. 

Nesse sentido, quando outro metal é inserido nesta liga ele acaba gerando uma característica particular ao aço, seja maior resistência à tração, à corrosão, ou então dando maior rigidez. Isso o torna diferente do aço carbono. 

Dentre os metais utilizados nesta liga estão o níquel, cromo, cobalto, tungstênio, manganês, alumínio e até o silício. Estes metais têm características diferentes e entregam uma qualidade única ao aço-liga. O alumínio, por exemplo, pode dar elasticidade e leveza, enquanto o cromo ajuda a evitar a corrosão. 

O aço e os seus nomes

Por causa disso, este produto acaba sendo denominado com o elemento mais presente na composição, como o aço-cromo, o aço-níquel ou o aço-silício. Contudo, é importante salientar que as fórmulas e a porcentagem de cada elemento devem seguir os padrões estipulados. 

No Brasil, quem padroniza esta questão é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que tem vários sistemas como o SAE, AISI, entre outros. Com isso, é possível saber se o material é um aço de baixo, médio ou alto carbono, simplesmente pela numeração que vem associada ao nome. 

Interior view of a steel factory Free Photo

Qual a diferença entre aço e aço-liga?

Em outras palavras, o que difere então o aço do aço-liga é a composição –elementos que formam este material. Como vimos, o aço normal é formado por ferro e carbono e, este segundo item deve conter menos de 2,11% na fórmula. 

O aço baixo carbono tem entre 0,05% a 0,20% de carbono, enquanto o aço médio tem entre 0,20% a 0,49%. O aço alto carbono tem uma variação entre 0,50 a 2,11%. Assim também funciona o aço-liga, mas neste caso em relação ao metal aditivo. 

Quando leva o nome de aço baixa liga, o metal tem até 5% de elementos aditivos, enquanto o aço média liga leva de 5% a 12%. Quando o valor passa disso, é o aço alta liga. 

Onde é usado o aço-liga?

O aço-liga é um material com versatilidade e pode ir em vários setores, como indústria, construção civil e agricultura. Ainda mais por causa da variedade de metais que podem fazer parte desta fusão. Confira a seguir as características que cada uma das ligas pode dar ao aço especial.

- Cromo: aumenta a resistência contra o desgaste e corrosão;

- Manganês: aumenta a capacidade do aço de se transformar ao ser resfriado;

- Chumbo: torna o aço mais maleável e mais resistente à corrosão;

- Silício: deixa o aço mais duro e resistente ao desgaste de corrosão por ácidos. 

- Níquel: dá mais resistência ao impacto e durabilidade. 

Com o aço-liga consegue gerar vários produtos, como tubos, perfis, entre outros. Já as chapas de aço servem para diversas aplicações, como em implementos agrícolas, para transporte de minérios, equipamentos para extração de minério e de terraplanagem. 

E as chapas perfuradas e expandidas?

As chapas de aço possuem diversas finalidades, seja na construção civil, nas indústrias, nos prédios das fábricas ou na agricultura. Muitos setores utilizam as chapas, como a indústria automobilista ou a de eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e afins. 

Já as chapas perfuradas de aço podem ir em filtragem e separação de grãos na agricultura, como peneiras em extração de minério, fachadas em edifícios e muito mais. 

Até na decoração de ambientes, no ramo da arquitetura, as chapas de aço ornamentais estão ganhando cada vez mais espaço, dando um ar moderno e de manutenção mais prática. Agora, para cada tipo de projeto existe uma chapa de aço. 

Professional industrial welder welding metal parts in metalworking factory Free Photo

Onde comprar chapa de aço-liga?

Por fim, quando você for comprar uma chapa de aço-liga, primeiro é preciso entender qual será a finalidade no seu projeto. Com isso feito, conheça a metalúrgica e confira se ela possui os certificados que garantem que o aço é de boa qualidade, além do selo com a porcentagem correta da liga metálica. 

Agora, se você busca peças de qualidade, a Metaltec atua há quase 40 anos investindo na produção de chapas perfuradas e expandidas, além de utensílios domésticos elaborados em aço, priorizando sempre a qualidade da matéria-prima. Entre em contato com a nossa equipe. 

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram