LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

25 de julho de 2022

4 jeitos de tirar ferrugem das chapas de aço, ferro ou alumínio

Independente de onde ela esteja, tirar ferrugem não é uma tarefa fácil. Isso pode ser um verdadeiro desafio para quem nunca teve que assumir essa tarefa.

Infelizmente, mesmo tomando todos os cuidados necessários, é provável que algum dia você se depare com sinais de ferrugem. Ela pode aparecer em sua chapa de aço, ferro ou alumínio.

Neste artigo, reunimos algumas informações importantes sobre esse problema e oferecemos algumas das soluções mais simples para lidar com ele. Fique conosco e confira!

Ferrugem: o que é e como evitar?

A ferrugem é o processo de oxidação do ferro, que acontece quando uma estrutura metálica entra em contato com o oxigênio. Esse fato ocorre naturalmente, devido à umidade existente no ar — mas que pode ser acelerado se for exposto à água.

Geralmente tintas, protetivos e vernizes garantem uma proteção extra para os metais. Entretanto, com o tempo, até mesmo um simples arranhão nessa camada protetiva pode abrir espaço para a “ferrugem entrar”. 

Porém, existem algumas precauções que podem ser tomadas (principalmente, se você mora em uma cidade litorânea) para retardar a progressão dessa oxidação, como, por exemplo:

  • proteger seus objetos (aço, ferro ou alumínio) de entrar em contato com umidade ou molharem; 
  • garanta que fiquem armazenados em locais com o mínimo possível de umidade;
  • faça a manutenção e/ou limpeza dos seus objetos a cada 15 dias.

Contudo, se mesmo com essas medidas preventivas, você notar a presença de óxido no metal, vai se perguntar: O que é bom para remover ferrugem?

Hoje, trouxemos algumas respostas para você!

4 formas de tirar ferrugem 

  1. Tirar ferrugem de ferro com vinagre

O vinagre é muito utilizado para remover ferrugem de inox, ferramentas e materiais industriais graças a sua praticidade.

Basta despejar um pouco de vinagre no objeto e deixá-lo por algumas horas (ou, se possível, 48h em imersão). Depois, utilize um pano, escova de dente velha ou esponja macia para remover a sujeira.

Esse processo pode ser repetido quantas vezes for necessário.

  1. Tirar ferrugem com bicarbonato de sódio

Aqui, o processo é similar ao do vinagre. Porém, ao invés do líquido, indicamos fazer uma pasta misturando bicarbonato de sódio com água e uma escova de dentes velha.

Após aplicar a solução em todas as áreas afetadas pela ferrugem, deixe agir por 12h. Depois, passe um pano úmido para retirar a mistura utilizada.

  1. Tirar ferrugem com limão

Tão simples quanto os outros métodos, essa técnica serve para retirar a ferrugem de ferramentas. Assim, ela consiste em misturar o suco do limão com bicarbonato de sódio e aplicar essa solução — utilizando um pincel  — em toda a superfície afetada.

Depois, deixe agir por alguns minutos, lixe as peças e finalize com um pano seco. Entretanto, não se esqueça de utilizar luvas de proteção para evitar as tão conhecidas manchas na pele causadas pelo limão.

  1. Tirar ferrugem com lixa

Primeiramente, é importante ter em mente que quanto mais ferrugem estiver no metal, mais essencial se torna o processo de lixá-lo. Isso deve ser antes de iniciar a remoção da ferrugem.

Então, após esfregar a superfície com uma lixa especial para ferro, passe um pano sob ela. Isso é para se certificar que somente essa medida foi suficiente para remover a oxidação.

Caso não tenha tido o efeito desejado, inicie os processos de remoção que citamos acima, utilizando vinagre, bicarbonato de sódio ou limão.

Dica extra

Além disso, em casos onde o processo de oxidação já está em estado avançado, é preciso contar com a ajuda de um removedor de ferrugem, somente após lixar a peça.

Esses produtos são feitos à base de ácido fosfórico ou oxálico e também auxiliam a prevenir o aparecimento da oxidação. Assim, é uma forma de remover a ferrugem de grandes superfícies, como portões de ferro.

Conclusão

Enfim, como você viu neste post, tirar ferrugem de qualquer superfície pode ser trabalhoso, mas existem diversas maneiras caseiras de fazer isso.

Como a Metaltec está há quase 40 anos no ramo da produção metalúrgica de qualidade, nos especializamos em oferecer conforto e segurança para nossos clientes. Isso inclui dar dicas e informações sobre como prolongar a vida útil de nossos produtos.

Além disso, produzimos as famosas chapas perfuradas ou expandida galvanizada, garantindo uma proteção extra contra o processo de ferrugem. Saiba mais sobre a galvanização clicando aqui.


Então, se quiser conhecer mais sobre as chapas perfuradas e expandidas e os produtos para o mercado de utilidades domésticas da Metaltec, é só bater um papo com o nosso time!

3.6 5 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram