LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

28 de janeiro de 2022

Conheça os tipos de ferro fundido

Assim como o aço, o ferro também tem as suas diferenças quando o assunto é a utilização. Tão importante quando o aço carbono, por exemplo, o ferro fundido chama atenção pela resistência.

Entretanto, neste universo existem várias categorias, isso de acordo com a fabricação na siderúrgica. Tudo para fazer outras características que são usadas na indústria, construção civil e outros segmentos. 

Quer conhecer os tipos de ferro fundido que existem no mercado, além das qualidades? Continue a leitura! 

O que é ferro fundido?

O ferro fundido é uma liga formada pelo ferro e também pelo carbono e silício. Apesar de parecer com a mesma fórmula do aço carbono, eles diferem em alguns aspectos. 

Primeiramente, o aço tem na composição até 2,11% de carbono no peso total da peça. Enquanto o ferro fundido é uma liga, onde o carbono está presente em 2 a 4% da fórmula.

Em segundo lugar, este tipo de metal é uma liga ternária, isso é, leva um terceiro composto que é o silício. Na média, este elemento tem a presença entre 1 a 3% de todo o processo.  O silício surge a partir do ferro gusa — sendo o material impuro — e está presente na maioria das rochas.  

Pelo fato de ter mais carbono do que o aço, o ferro tem uma dureza mais elevada, característica importante para alguns setores. Entretanto, o ferro fundido ainda possui vários tipos, como o:

Cinzento

É o tipo mais comum com maior facilidade para moldagem, além do baixo custo em relação demais. Ele leva esse nome por causa do seu tom acinzentado. 

O ferro cinza é bem mais resistente ao desgaste, além de fácil usinagem, por isso, usado em máquinas e equipamentos industriais, automobilístico, ferroviária, entre outras. 

Branco

Por causa de seu processo de resfriamento, o ferro fundido branco fica com esta cor e, por isso, leva esse nome. A principal qualidade dele é o alto grau de dureza, porém baixa ductilidade.

Isso quer dizer que ele é duro e tem um baixo grau de deformação sem fraturar a peça, sendo utilizado na fabricação de equipamentos como escavadeiras, retroescavadeiras, entre outros. 

Maleável

O ferro é feito a partir do branco, porém recebe outros tratamentos, como térmico, para ganhar características próprias. Ele é uma liga intermediária entre o aço e o ferro fundido cinzento. 

O ferro é utilizado em vários setores, como na fabricação de componentes elétricos, além de automóveis por causa da alta fluidez em seu estado líquido.

Nodular

Além do ferro, aço e silício, o nodular recebe a adição do magnésio, trazendo benefícios à fórmula. O ferro nodular tem boa ductilidade e é mais resistente à corrosão. 

O magnésio colocado na liga recebe um tratamento para ser homogeneizado à estrutura, com isso, usado para fabricar placas, tubos, roldanas e outros equipamentos. 

Austemperado

A austêmpera é um tratamento térmico em materiais com muito carbono fazendo com que a dureza da peça fique mais baixa. Este processo tem um controle da temperatura e tempo do material exposto. O ferro fundido austemperado é mais leve e fáceis de manusear durante a usinagem. 

Factory workers with face masks protected against corona virus doing quality control of production in factory Free Photo

Onde se usa o ferro fundido?

O ferro fundido vai em setores como a indústria, mineração, agricultura, produção de eletrodomésticos e automóveis, sendo usado em chapas de ferro para cozinhas, por exemplo. 

Falando em chapas, as de ferro fundido têm aplicações distintas, ainda mais em relação ao furo e a espessura, caso seja perfurada. Elas são bens duráveis, porque são resistentes à corrosão e à tração mecânica. 

Na construção civil, o ferro pode ir em forros, por exemplo, e também em pisos no chão de indústrias, trazendo maior segurança no acesso de funcionários. Além disso, a chapa serve como divisórias de ambientes, cercas, grades e também em janelas. 

Ferro fundido enferruja?

O ferro é um dos metais mais duráveis no mercado, entretanto, precisa tomar alguns cuidados. Assim como o aço e outros metais, o ferro fundido pode entrar no processo de oxidação e, com o tempo, enferrujar. Principalmente, se não tiver alguns cuidados. 

Onde comprar chapa de ferro fundido?

O importante na hora de comprar a chapa de ferro é analisar qual é a qualidade do ferro. Além disso, se atente aos padrões de qualidade da ABNT, isso é fundamental para a segurança e objetivo.

A Metaltec, metalúrgica com quase 40 anos de mercado, atua apenas com matéria-prima de qualidade na fabricação de chapas perfuradas e expandidas. Somos uma empresa que preza pelo produto final, usando a tecnologia na transformação do ferro, aço e alumínio. Se você busca este tipo de material, entre em contato com a nossa equipe. 

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram