LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

28 de janeiro de 2022

Descubra tudo sobre o que é aço carbono

Um dos materiais mais básicos da siderurgia e metalurgia, o aço carbono é uma liga metálica muito usada em vários setores da nossa economia, seja na indústria, agricultura, construção civil ou em sua casa. 

Ele une dois materiais com características fundamentais, como a durabilidade e resistência, principalmente na tração mecânica. Por isso, ele é utilizado na fabricação de carros, máquinas, chapas de aço, construção e até para decoração.

Neste post vamos falar o que é este metal, como é a utilização e a importância dele para a economia. Confira!

O que é aço carbono?

Primeiramente, vamos explicar o que é o aço carbono, do que é feito e a diferença entre outros metais. Esta liga metálica é formada por dois elementos bem comuns na natureza: ferro e carbono. 

Essa união deixa o material resistente, entretanto existem medidas corretas para cada componente. O carbono, por exemplo, precisa ter uma medida entre 0,05 a 2,1% do peso total da peça. Como resultado, existem vários tipos de “aços carbono”. Confira quais eles: 

Baixo carbono

Em outras palavras, é o aço com a menor quantidade possível de carbono, tendo em sua composição bem mais ferro. Quando se fala no baixo carbono, significa que este elemento está presente em até 0,30% na fórmula. 

Logo, ele tem uma resistência mecânica menor do que outros aços, porque é o carbono que age neste sentido – deixar resistente. Por outro lado, ele tem benefícios, como ser soldado com facilidade e mais fácil de ser transformar.  

Médio carbono

Agora, o aço médio carbono é aquele que tem entre 0,30 a 0,60% na composição. Não é questão de ser melhor ou pior do que o baixo carbono, mas sim, a sua aplicação é diferente. 

O médio carbono possui menos tenacidade, algo que deve ser considerado a depender de sua aplicação. Essa qualidade é a capacidade de um material absorver energia, como o calor. 

Alto carbono

O aço alto carbono é composto por uma porção acima de 0,60% de carbono no peso total da peça, então tem uma resistência maior ao desgaste, por outro lado não se deforma com tanta facilidade.

Onde é utilizado o aço carbono?

Como dissemos, este aço pode ser utilizado em diversos setores, como na indústria, agricultura e construção civil. Esta versatilidade faz o metal ter uma alta procura. 

Segundo o Instituto do Aço Brasil, a produção de aço vai crescer 2,2% neste ano de 2022. O instituto diz que serão 36,8 milhões de toneladas de aço, mostrando a importância dele. 

Toda vez que você sai de casa, com certeza, encontra algo que é feito de aço.  Aliás, até dentro de casa é fácil de encontrar. Este tipo de metal é utilizado em:

- Prédios e casa;

- Automóveis;

- Eletrodomésticos;

- Engrenagens mecânicas;

- Ferrovias.

Quais os benefícios do aço carbono?

Por ser a liga metálica mais popular do mundo, o aço carbono já demonstra ter vários benefícios. Porém, vale ressaltar então que não existe um aço melhor ou pior, mas o tipo ideal para seu projeto. 

Ele traz uma dureza relativa, de acordo com o teor de carbono, assim como a resistência. Como resultado, o metal pode suportar altas temperaturas e pressões sem fraturar. Agora, os principais benefícios dele em relação a outros aços são:

- Melhor custo benefício;

- Fácil manuseio para solda;

- Alta resistência mecânica;

- Versatilidade;

Portrait of a young worker in a hard hat at a large metalworking plant. Free Photo

O aço carbono enferruja?

Todo o aço sofre com a ação do tempo, como sol, vento, chuva e maresia, porém, alguns deles têm uma resistência maior à corrosão e, consequentemente, à ferrugem. 

Se comparar o aço carbono com os outros, como o aço inoxidável ou até mesmo o alumínio, o carbono acaba tendo menor resistência à corrosão, porém tem outras qualidades como citadas.  

Onde comprar chapas de aço carbono?

Assim como o aço carbono em si, as chapas de aço têm uma grande versatilidade. Em primeiro lugar, elas podem ser perfuradas, com vários furos e espessuras diferentes. Em segundo lugar, viram chapas expandidas, essencial para a indústria e ao campo.

O importante na hora de comprar a sua chapa perfurada ou expandida é verificar a procedência do aço, se atente aos padrões de qualidade da ABNT. A Metaltec, metalúrgica com quase 40 anos de mercado, atua apenas com matéria-prima de qualidade e certificada. 

Produzimos chapas perfuradas — furos redondos, quadrados, oblongos e ornamentais —, além das expandidas e utensílios domésticos. Se você busca este tipo de material, entre em contato com os nossos consultores. 

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram