LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

3 de dezembro de 2021

Qual a diferença entre aço galvanizado e inoxidável?

Quando compramos algum produto de aço vem logo a dúvida de qual a diferença entre aço galvanizado e o inoxidável. E, realmente, apesar de serem aço, eles têm algumas particularidades. 

Mas fique tranquilo, vamos mostrar neste post a diferença entre o galvanizado e o inoxidável para você ter conhecimento na hora de comprar uma chapa perfurada ou expandida.

Conheça a diferença entre aço galvanizado e inoxidável

Saber a diferença entre os “dois aços” é fundamental para o seu projeto. Isso porque, dependendo da função do aço, ele precisa ter mais durabilidade e resistência contra a oxidação/corrosão. 

O que é aço galvanizado?

Primeiramente, o aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono, este último, a porcentagem pode chegar a 2,11%. Ele difere, por exemplo, do ferro fundido, com porcentagem de carbono maior. Além disso, possui em sua composição externa uma camada de zinco. 

Como é feito? 

Depois que o ferro e o carbono são fundidos em uma metalúrgica, o aço passa pelo processo de galvanização, por isso, o nome de aço galvanizado. 

Neste processo a peça recebe uma camada de zinco, que protege contra a corrosão/oxidação. Isso torna o aço mais resistente. 

A galvanização pode ser feita de várias maneiras, como a quente ou a eletrolítica, mas a intenção é a mesma, passar uma camada de zinco para proteger a peça. 

O aço galvanizado pode ser usado na fabricação de chapas perfuradas, expandidas ou xadrez, além de vários outros produtos para o ramo da indústria, agricultura e construção civil. 

O que é aço inoxidável?

O aço inoxidável é feito com mais elementos do que o aço comum, porém sem a presença do ferro - o tornando aço inox. Além disso, há metais como níquel, sendo um pouco superior ao aço comum. 

Como é feito?

A liga passa por um processo onde é pressionada e moldada no formato desejado, passando depois por um tratamento para a retirada de impurezas, chamado decapagem. 

O aço inoxidável é muito utilizado no setor alimentício, indústria de álcool e açúcar e de bebidas, como as cervejarias e refrigerantes. 

Vantagens e desvantagens do aço galvanizado e inoxidável 

Os dois tipos de aço têm suas vantagens e desvantagens, por isso, é preciso primeiro pensar qual será a utilidade do aço em seu projeto, seja na indústria, na construção civil ou agricultura. 

O aço galvanizado é mais barato do que o aço inoxidável, por isso quando precisa de grandes quantidades, o preço pode acabar interferindo na escolha de um ou outro. Ele também é menos resistente à corrosão do que o inoxidável. 

O aço galvanizado é mais usado, por exemplo, para cercas e eletrodomésticos, enquanto o inoxidável pode ser usado em construção de edifícios, assim como em ambiente que ficam úmidos ou próximo à água, exemplo: ralos, grades e peneiras. 

Por fim, os “dois aços” são utilizados para fazer chapa perfurada por ser um material de boa durabilidade, resistência ao tempo e de uma versatilidade por ser de fácil transformação.

Chapa perfurada é com a Metaltec do Brasil

A Metaltec trabalha há quase 40 anos na produção de chapa perfurada, expandida, entre outros produtos em aço galvanizado, inoxidável ou alumínio. 

Por isso, se você busca uma chapa perfurada, tanto com furos redondos, quadrados, oblongos ou ornamentais, fale com um de nossos consultores!

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram