LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

30 de setembro de 2022

Qual o melhor tipo de aço e como comprar?

O aço moldou a história da humanidade desde o seu surgimento e, até hoje, é o que impulsiona vários setores, como fábricas e a construção civil. Porém, existem vários “tipos de aço” e saber suas características é fundamental para o sucesso do seu projeto.

Com a aceleração da economia pós-pandemia, o consumo do metal cresceu 23% em 2021. Isso mostra como ele é essencial para o cenário econômico de todos os países.

Mas qual o melhor tipo de aço e como comprar um material que seja de boa procedência e qualidade? Acompanhe este texto, pois vamos explicar tudo!

Quais são os tipos de aço?

Para quem não está familiarizado com o assunto, até pode pensar que é tudo igual, mas… não é bem assim! Existem vários tipos de aço, dependendo da sua liga, utilização e também do seu formato. Vamos primeiro falar da sua composição.

No que se refere a fórmula, o aço tem duas variações: o carbono e o liga. O primeiro é a junção do ferro com o carbono, podendo variar ainda a quantidade deste segundo elemento.

Baixo carbono: tem até 0,30% de carbono na sua composição, sendo um dos tipos mais populares do mercado, com baixo custo e ideal para vigas e chapas de aço.

Médio carbono: há em sua formação de 0,35% a 0,60% de teor de carbono. Ele é ideal para elementos estruturais, assim como eixos.

Alto carbono: possui acima de 0,61% até 1% de carbono e o mais indicado para projetos que exigem dureza e tenacidade. Muito utilizado para a produção de rodas.

Já o aço liga, além do ferro e do carbono, existem outros elementos misturados, como o níquel, silício, manganês, cromo. Então, ao depender deste terceiro metal, a peça pode ter mais resistência mecânica, química ou dureza.

Mas e a aplicação?

Dentre os tipos de aço, eles também se dividem pela sua aplicação, como em estruturas, molas, para fundição e também para a construção mecânica. Além de ser específico, o aço precisa ter a sua geometria definida.

As chapas de aço, por exemplo, podem ter várias aplicações, desde um objeto de decoração até para a estrutura de uma indústria. Fora a sua composição, a chapa pode ser perfurada, expandida e xadrez.

Qual é o tipo de aço mais resistente?

Em relação aos tipos de aço mais resistentes, a resposta é a seguinte: depende! É preciso avaliar qual a resistência que o projeto necessita.

Se o projeto pede, por exemplo, um aço resistente à corrosão, a melhor opção é o aço inoxidável. Ele tem a sua fórmula, além do ferro e do carbono, uma quantidade de cromo. Isso o deixa mais resistente à ferrugem, além de mais brilhante.

Agora, se a sua resistência diz respeito a pressão, o aço carbono passa a ser a melhor opção, porque ele possui muita resistência mecânica. Assim, o aço mais resistente depende de qual situação ele será colocado à prova.

Onde comprar todos os tipos de aço?

Além de analisar quais são os tipos de aço, é preciso entender onde comprar, sempre visando a boa procedência. A Metaltec, por exemplo, está há quase 40 anos no setor da metalurgia, sempre buscando uma matéria-prima de qualidade e com certificado.

Então, se você quer saber mais sobre esse assunto ou fazer um orçamento conosco, basta acessar nosso site!

Agora, se você busca por produtos de utilidades domésticas, como varais, mesas de passar e organizadores, fale com os nossos representantes.

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram