LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

23 de setembro de 2022

Chapa metálica: saiba o que é, onde usar, quanto custa

A chapa metálica possui uma série de utilidades em diversos setores da economia. Ela está presente no carro que nos leva ao trabalho, no piso do ônibus, na geladeira, no fogão. Assim, ela se torna um produto coringa, tanto pelas suas formas e materiais, quanto pela usabilidade e versatilidade.

Por falar em materiais, as chapas podem ser feita de aço-carbono, liga ou inoxidável, alumínio, ferro, entre outros metais. Mas… o aço acaba sendo o mais utilizado e rentável. Tanto é que, de acordo com Instituto Aço Brasil, a projeção de consumo e produção deste metal é de crescimento para este ano.

Quer saber mais sobre o que é, onde usar e quanto custa a chapa metálica? Continue a leitura!

O que é chapa metálica?

Em primeiro lugar, a chapa metálica é uma “folha de metal”, muito resistente e com diversas finalidades, tanto na indústria, como na construção e no campo. Por isso, elas fazem sucesso pela sua versatilidade, dureza, resistência e também o brilho. Claro que tudo isso depende de qual metal é usado.

As chapas metálicas podem ser de aço, alumínio, cobre, magnésio e até mesmo titânio. No mercado, as mais comuns são as feitas de aço e alumínio.

O aço é dividido em carbono e liga. Porém, no primeiro ainda existe uma subdivisão. O carbono tem a divisão baixo, médio e alto, isso em referência ao tanto de elemento que vai com o ferro. Quando falamos alto, por exemplo, é o mais resistente de todos.

Agora, quando se trata de aço-liga, além do ferro e do carbono — que forma o aço-carbono — ele também recebe outros metais. Cada um dará qualidade específica para a chapa metálica. Dentre os aços-liga podemos citar o níquel, cromo, cobre, silício e vários outros.

Cada material do aço-liga dá uma qualidade específica para a chapa metálica. O aço-níquel, por exemplo, tem o seu uso em ambientes de baixa temperatura, como para cilindros de gases.

Quer saber mais sobre os diferentes metais? Clique nas opções abaixo e confira detalhes de cada material! 

Para que serve chapas metálicas?

Além do material específico, como acabamos de mostrar, elas possuem várias formas e furos. Existem as chapas perfuradas, expandidas e os pisos antiderrapantes.

As chapas perfuradas e as expandidas são as mais utilizadas, porque têm características para projetos pequenos, médios e grandes. Além disso, elas trazem resistência contra pressão, corrosão e a oxidação. 

Confira a seguir onde elas podem ser usadas:

Chapa metálica na construção civil

Ela serve para as partes estruturais das obras e proteger a construção, ajudando assim na segurança. Além disso, é componente em vários maquinários da construção civil.

Indústrias no geral

As chapas metálicas são essenciais na indústria como um todo. Na automotiva, por exemplo, é fundamental para a fabricação de carros, como as portas, o capô, o teto. Já na produção de eletrodoméstico, ela está na geladeira, no fogão, no micro-ondas. A própria indústria também utiliza a chapa em seu prédio, como pisos, passarelas e passagens antiderrapantes.

Arquitetura

Esse material também caiu no gosto dos arquitetos devido a sua versatilidade para a decoração de ambientes. Ela pode ser a divisória de um ambiente, decoração de uma fachada e muito mais. A chapa de aço inoxidável, por exemplo, oferece o brilho que chama atenção e ainda é resistente a oxidação, podendo ser usada em ambientes externos.

Equipamentos agrícolas

Não é somente na cidade que a chapa metálica tem o seu valor. Ela também tem muita utilidade na montagem de equipamentos agrícolas, como o silo, peneira, moinho para várias lavouras

Quais são os tipos de chapas metálicas?

Agora que você viu como é feita a chapa metálica e a sua utilidade dentro do nosso cenário econômico, vamos mostrar quais são os principais tipos. De forma básica, elas se diferem em chapa perfurada e expandida.

A chapa perfurada é quando, em sua fabricação, recebe furos de vários formatos e tamanho. Ela é produzida de acordo com o projeto e a necessidade do cliente, trazendo uma grande funcionalidade. Dentre as chapas perfuradas mais conhecidas, existem os furos:

Furos redondos

São as mais versáteis, podendo ir em filtros, peneiras em indústrias alimentícias, além de pisos para fábricas. Na construção civil, ela é muito útil para ser guarda-corpo ou até mesmo na decoração e divisão de ambientes.

Furos quadrados

Assim como as de furo redondo, as chapas de aço com vãos quadrados têm várias funções. Dentre elas está a de ser plataformas em indústrias, grades e portões, e proteção de maquinário.

Oblongos

As chapas com furos oblongos são perfeitas para projetos que precisam de uma maior ventilação, como leitos de cabos, difusores, filtros. Além disso, ela também tem sua função na agricultura, para separar grãos de outros materiais na colheita.

Chapa metálica ornamental

A chapa metálica “mais artística” de todas é, sem dúvidas, a com furos ornamentais. Ela é ideal para decorar um ambiente, como uma divisória ou até mesmo a fachada de um prédio. Indicada tanto para áreas externas, como internas em painéis, armários e prateleiras. Tem uma grande passagem de luz e visibilidade.

Além da chapa perfurada, existe a tela expandida. O que muda é o processo de fabricação. Neste caso, a máquina faz pequenos cortes no metal que, ao ser expandido (esticado) ganha forma de losango. Ela é ideal para produção de grades.

Agora, em relação ao valor de uma chapa metálica, como vimos, tudo depende do metal usado e do tamanho do projeto em si. Então, para saber com precisão o preço final, solicite um orçamento sem compromisso com a Metaltec, basta clicar aqui! 

Chapa metálica é com a Metaltec!

Você viu a importância da chapa metálica para todo o processo industrial, da construção civil e agrícola no país. Mas… o importante é contar com um material de boa procedência, com aço de qualidade.

A Metaltec possui quase 40 anos de história no ramo metalúrgico, produzindo chapas de aço para vários clientes no Brasil todo. Se você busca por chapa de aço, entre em contato com a nossa equipe.

Além disso, usamos a chapa de aço e o metal em si na fabricação de utilidades domésticas, como varal, mesa de passar roupa, organizadores. Atendemos grandes varejistas pelo país, confira mais!

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram