LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

7 de outubro de 2022

Saiba como calcular o peso de chapa de aço

Quando se faz um orçamento de chapa de aço, a primeira informação em que se deve ter em mente é o peso dela. O valor, da encomenda, inclusive, dependerá do peso final das chapas perfuradas ou expandidas, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que o aço é uma das principais commodities do mundo e sua cotação varia. Essa alteração no preço depende de vários fatores, desde o mercado interno como a guerra na Ucrânia. A valorização do dólar perante o real é algo que também pode afetar os preços.

Mas… continue neste post, pois vamos mostrar como calcular o peso da chapa de aço e, assim, ajudar a entender melhor o orçamento.

Qual o peso de uma chapa de aço?

Para calcular o peso de uma chapa de aço perfurada ou expandida é preciso entender um pouco das dimensões dela. Dentre elas, você deve saber a largura, o comprimento e a espessura da chapa de aço.

Além disso, existe uma fórmula que envolve um número bem específico: o chamado peso teórico. Ele significa que 1 metro cúbico de aço pesa 7,8 toneladas, ou então 7.800 kg/m³. Este dado é fundamental para chegar ao valor final.

Assim, a fórmula para identificar o peso da chapa é a seguinte:

Peso = largura x comprimento x espessura x peso teórico.

Ficou muito complicado? Vamos dar um exemplo para você entender melhor.

 Digamos que você precisa de uma chapa de aço perfurada de 2500 mm de largura, 7000 mm de comprimento e 30 mm de espessura.

O ideal é passar todas as medidas para metro, então teríamos: 2,5, 7 e 0,030.

Peso = 2,5 × 7 × 0,030 × 7,8

O resultado desta conta é de 4,095 quilos. Neste modelo, é fácil calcular as chapas de vários outros materiais, tendo apenas o peso teórico em mãos.

Para que saber o peso?

Descobrir o peso da chapa é essencial para o projeto. Em primeiro lugar, para saber quanto de material precisará para o projeto. Além, é claro, para fazer o orçamento.

Então, para fazer isso a primeira situação é ver qual tipo de material será usado. O projeto pede uma chapa de aço carbono, de ferro, de alumínio ou um aço-liga? Depois isso, o segundo passo é tomar as medidas da quantidade de chapas.

Metaltec te ajuda a pesar a chapa de aço!

Saber como calcular o peso da chapa de aço ajuda na adequação ao projeto, assim o responsável pode avaliar toda a estrutura.

A Metaltec, com quase 40 anos de metalurgia, oferece ao cliente o suporte necessário para fazer a medicação e os cálculos. Além disso, ajudamos a definir o melhor material para o seu projeto.

Então, se você precisar de chapas perfuradas, expandidas, pisos, entre outros, nos chame no WhatsApp. Será um prazer lhe atender e ajudar a construir seu projeto com aço de qualidade e no prazo certo!

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram