LOGO METALTEC2 1

Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica e priorizando sempre a qualidade das matérias-primas

8 de julho de 2022

Veja como pintar chapa galvanizada da forma correta

Você sabe o que é e como pintar chapa galvanizada?

Também conhecida como chapa de aço, esse tipo de material passa por galvanização sendo preciso ter alguns cuidados antes de aplicar qualquer tintura em sua superfície.

Sendo assim, neste post, você vai entender um pouco mais sobre o que é, quais as aplicações, como pintá-la sem danificar. Além disso, verá os cuidados para garantir a durabilidade da chapa galvanizada. Confira!

Afinal, o que é uma chapa galvanizada?

Como foi dito, as chapas galvanizadas de aço passam pela galvanização, onde recebe um “banho” de metais nobres. Isso acontece para que ela se torne até 20 vezes mais resistente do que o aço comum.

O zinco é o principal material usado para revestir a chapa e, quanto maior for a quantidade desse metal, maior será a durabilidade dela.

Contudo, se a blindagem for feita com alumínio, chumbo ou estanho, por exemplo, a aplicação é diferente. Por isso, recebe o nome de chapa revestida.

Em suma, a chapa galvanizada é mais resistente e duradoura, assim se torna mais versátil para diversos segmentos.

Principais aplicações e vantagens da chapa galvanizada

As chapas galvanizadas vão na produção de máquinas do setor agrícola, na indústria de automóveis e na construção civil. São associadas a outros materiais como concreto, madeira ou vidros, onde são aplicadas na fabricação de calhas e telhas, tapamentos, fachadas e outros.

Além da versatilidade e durabilidade, existem outras vantagens da chapa galvanizada que merecem destaque, como:

  • material mais leve;
  • maleabilidade;
  • auxilia no isolamento acústico; 
  • rápida fabricação e montagem;
  • conforto térmico;
  • é mais resistente a efeitos do sol e chuva.

Como pintar chapa galvanizada?

Primeiramente, é preciso ter em mente que para garantir a aderência da pintura em uma superfície tão lisa e não correr o risco de que ela descasque com facilidade, é preciso preparar a superfície da chapa antes de começar a pintá-la.

Sendo assim, preparamos um passo a passo simplificado para te auxiliar nessa missão. Olha só:

  1. Limpe a chapa

Escolha um desengordurante da sua preferência (ou utilize água e sabão), aplique em toda a superfície da chapa e esfregue delicadamente com um pano de microfibra. Depois, espere até que o aço esteja completamente seco.

  1. Lixe o aço

Agora, é hora de usar uma lixa para ferro (150 ou menos) e esfregar  em movimentos circulares. Quando terminar, utilize um pano umedecido com água morna (ou aguarrás) para retirar os resíduos do pó.

  1. Aplique um fundo para galvanizados

Antes de começar a pintura, é necessário passar um primer à base de látex ou um fundo para galvanizados utilizando um pincel/espuma e, depois, espere secar (durante um período de 2h à 6h).

Esses produtos ajudam a aumentar a aderência e a evitar demais problemas de fixação.

  1. Escolha a tinta adequada

Geralmente, as tintas com base de esmalte sintético ou látex são as mais indicadas, mas também existem tintas específicas para aço galvanizado disponíveis no mercado.

  1. Hora de pintar!

Por fim, chegou a hora de aplicar a tinta, que pode ser feito com pincel ou rolo.

Para não correr o risco de deixar qualquer parte sem pintura, use a ponta do pincel nos relevos e reentrâncias da superfície.

Depois que a primeira demão secar, aplique a segunda e última camada de tinta e pronto!

Metaltec: especialista em chapas galvanizadas

Assim, como já sabe como pintar chapa galvanizada, também precisa garantir que sejam produzidas com um material de qualidade.

Com quase 40 anos de experiência na produção de chapas perfuradas e expandida, a Metaltec utiliza apenas tecnologia de ponta em sua produção metalúrgica. Por isso, sempre prezando excelência, pontualidade e a satisfação de seus clientes.

Portanto, se você está procurando chapas de aço galvanizado impecáveis e com preço justo, entre em contato com a nossa equipe

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO!

    Sobre

    Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas

    LOGO METALTEC2 1
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram